Como tema livre eu escolhi falar sobre o Ruy de Carvalho, pois é um actor que merece destaque. É uma pessoa muito querida, adorada e respeitada por muita gente.
Este actor, nascido a 1 de Março de 1927 em Lisboa, iniciou-se no teatro, como amador, em 1942, no Grupo da Mocidade Portuguesa, com a peça "O Jogo para o Natal de Cristo" e, mais tarde, viria a formar-se no Conservatório Nacional.
No entanto, estreou-se profissionalmente em 1947, no Teatro Nacional, com a comédia "Rapazes de Hoje". Em 1950 ficou conhecido pela sua interpretação de Eric Birling na peça "Está lá fora um Inspector", no Teatro da Avenida.
Destaca-se pelas inúmeras produções em que já participou (peças, novelas e filmes). Como por exemplo: "As Três Irmãs", "O Judeu", "Rômulo", "Mãe Coragem", "Vale Abraão", "A Caixa". Ainda fez parte do elenco de peças encenadas por Filipe La Feria, como: "Passa Por Mim no Rossio" (1991) "Maldita Cocaína" (1994) e "A Louca de Chaillot" (1995). Em 1997, foi o protagonista de "Rei Lear", onde representou um dos personagens que sempre sonhara em fazer.
Recebeu ainda Prémios de Imprensa para o Teatro e Cinema, Prémios da Crítica Especializada, foi nomeado, em 1987, para o Prémio Garrett da Secretaria de Estado da Cultura e em 1990 foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Cultural. Em 1998, é galardoado com o Globo de Ouro para a Personalidade do ano, foi premiado com o Prémio Luís de Camões da Universidade Lusíada, o Prémio Byssainha da Fundação Byssais Barreto e em 1999, é galardoado com o Globo de Ouro de Melhor Actor.
Sem comentários:
Enviar um comentário